Tireóide uma glândula vital

A tireóide é uma glândula localizada na região cervical anterior e inicia seu desenvolvimento em torno da 8ª semana de gestação, quando então já começa sua produção hormonal de triiodotironina (T3) e tiroxina (T4).  Em adultos pesa entre 10 e 20 gramas e tem um volume em torno de 7 e 10 ml ou cm³, podendo chegar até 18 ml. Chamamos de Bócio o crescimento anormal dessa  ou alterações na sua estrutura, como a presença de nódulos e cistos. Esse pode acarretar alteração na produção hormonal ou não. E nem sempre está associado com o câncer de tireóide.

Os hormônios da tireóide são determinantes para o desenvolvimento cerebral na infância e atividade metabólica em adultos, eles também afetam indiretamente a função de cada órgão do corpo e sistema. Tem importante papel na produção de calor, regulando a temperatura corporal, freqüência cardíaca, levando ao aceleramento ou lentificação dos batimentos do coração, fertilidade em homens e mulheres, regulação do sono, alteração do humor, com sintomas de irritabilidade, nervosismo, bem como desânimo e tristeza Por isso é dita como uma glândula vital, pois sua ausência é incompatível com a vida.

A deficiência de produção de T3 e T4 é chamada de Hipotireoidismo e a principal causa é autoimune, conhecida também por Tireoidite de Hashimoto. A produção em excesso de hormônios tireoideanos é chamada de Hipertireoidismo e quando de causa autoimune é chamada de Doença de Graves. Ambas as doenças são benignas e com tratamentos capazes de controlar a produção hormonal, garantindo ao indivíduo uma vida normal.